Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, possui 1.470 casos confirmados de dengue. Em uma semana, 301 pacientes adquiriram a doença. Os dados, segundo a Secretaria de Saúde, correspondem ao período de 3 de janeiro até o dia 12 deste mês. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (16) . O município está passando por uma epidemia, segundo critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em todo o ano de 2015, o município reguistrou apenas 180 casos de dengue.
Sobre os casos suspeitos de vírus da zika, 45 gestantes estão em investigação. A secretaria de Saúde informou que os exames foram enviados para o laboratório de referência estadual e que, para todos os casos confirmados, há acompanhamento e investigação, assim como ação de bloqueio da área onde os pacientes residem. Já os pacientes com dengue recebem medicação e fazem o tratamento em casa. Na última semana, eram 40 grávidas com suspeita da doença.
Desde o começo deste mês, começou a funcionar no Hospital Municipal Raul Sertã a Sala de Hidratação para atender pacientes com dengue. Cerca de 15 profissionais farão exames para confirmar a doença e medicarão os pacientes com soro. Segundo informações da Prefeitura, a sala funcionará até o mês de abril, quando começa a diminuir os casos da doença.