O dia 12 de junho se aproxima e quem namora sabe da dificuldade que é, todos os anos, surpreender seu amor. Os restaurantes criam cardápios especiais, onde pratos afrodisíacos ou ingredientes diferenciados tornam-se convidativos aos olhos de quem deseja tornar a data inesquecível - o problema, no entanto, são os preços, que chegam às alturas e, em alguns lugares, podem alcançar os 4 dígitos de real.
Se sua conta bancária permite extravagâncias, fizemos uma lista com quatro restaurantes mais que românticos, para sua noite ser deliciosa do começo ao fim.
- Terraço Itália. Situado nos dois últimos andares do Edifício Itália e, mais do que um restaurante, tornou-se um ponto turístico disputadíssimo na maior metrópole do Brasil. Inaugurado há mais de 50 anos, o segundo maior prédio de São Paulo fica no cruzamento de duas das principais avenidas da cidade, Ipiranga e São João, e o restaurante, aberto em 1967, privilegia seus clientes com uma vista panorâmica de toda a cidade. Serve gastronomia italiana de primeira e, certamente, será uma opção inesquecível para a data.
- Topo do Mundo. Subindo a Serra da Moeda, pertinho de Belo Horizonte, é possível alcançar o Topo do Mundo. A vista exuberante a 1.500 metros de altitude e a excelente gastronomia são somadas a mais um fator decisivo para que o local figurasse nossa lista de indicações: o contato com a natureza possibilita uma sensação de equilíbrio total e a tão sonhada paz de espírito. Na espaçosa varanda ou no salão interno, todo em vidro e madeira, pratos bem elaborados tornam a visita nada menos que uma futura recordação irretocável.
- Indaiá. Aos catarinenses, que tal jantar com a praia aos seus pés? Localizado a poucos quilômetros de Balneário Camboriú, Itapema abriga um restaurante que, além do cardápio indiscutivelmente saboroso, traz uma vista memorável. Os janelões envidraçados do chão ao teto emolduram o mar catarinense e, se no inverno a melhor pedida é o fondue; nos outros meses, os pratos à base de produtos locais fazem do restaurante uma pedida essencial.
- Amado. Aos nordestinos mais românticos, que tal degustar de frutos do mar impecáveis enquanto se assiste ao estacionar de embarcações na Bahia Marina? O poente do Sol no Amado é indescritível e, ao entrar pela porta grande e bonita, vê-se elegância e muito bom gosto em cada detalhe. Diferentemente dos demais restaurantes da lista, estar a nível do mar torna-se a melhor qualidade do restaurante. Suas janelas de vidro, de ponta a ponta do salão, dão a sensação de que, pouco antes de sentarmos à mesa, nosso navio havia terminado de navegar, atracando em Salvador.
Ah, as dicas foram boas, mas a grana está curta? Então deixe seu lado chef aflorar e prepare algo gostoso para uma comemoração sem holofotes e totalmente a dois. Uma boa dica é um risoto: prático e difícil de errar. Que tal acrescentar algumas ervas e um queijo de primeira? Acompanhe-o com medalhões de mignon e, voilà, um jantar perfeito para curtir uma noite repleta de cumplicidade. E se você mora mais ao sul, deve estar sentindo o frio cortar, né? Capriche num fondue, há queijos prontos e específicos para a receita, facilitando a vida dos cozinheiros de primeira viagem.
No fim das contas, seja em casa, seja em algum restaurante badalado, o importante mesmo é dedicar um tempo para quem divide alegrias e tristezas com você e, claro, não se esquecer, além do dia 12 de junho, em todos os outros dias o amor merece comemoração :-)