O gênero conquistou seu espaço e vem, aos poucos, dominando o país.
Segundo dados da Crowley, das 10 músicas mais tocadas no país 8 são sertanejas.
Segundo dados da Crowley, das 10 músicas mais tocadas no país 8 são sertanejas. O gênero também domina o ranking de arrecadação de direitos autorais. Mas por que o sertanejo dominou o país dessa maneira? Surgido nas primeiras décadas do século 20, o sertanejo atravessou quase cem anos como o primo pobre da música brasileira, testemunhando a ascensão e a queda comercial de inúmeros estilos – da bossa nova ao axé. Na última década, porém, se transformou em uma patrulha que dominou por completo o ecossistema da indústria musical, que hoje praticamente vive em função dele.
O gênero conquistou seu espaço por ter dado uma repaginada no estilo. O ritmo é mais acelerado, mais parecido com o country americano ou com o pop. Isso faz com que o público tanto jovem quanto os mais experientes se identifiquem, e o mercado, por consequência, se amplie. Não é a toa que de uns tempos para cá surgiram artistas com capacidade de arrastar multidões por onde passa, um exemplo claro disso é o cantor Luan Santana, que com apenas 6 anos de sucesso já coleciona números exuberantes, como mais de 924.750.528 visualizações em seu canal do Youtube, recordes de público nos maiores eventos do país e vários prêmios como melhor cantor. Com esses números, talento e carisma alguns críticos chegam a comparar Luan com o Rei Roberto Carlos.
No universo da música digital, o sertanejo também mostra o seu peso. No Youtube na categoria música, o sertanejo bateu canções internacionais de sucesso como “Sugar”, do Maroon 5, e “See You Again”, de Wiz Khalifa. Na loja virtual “iTunes” e no serviço streaming Deezer, dos 10 álbuns mais ouvidos no Brasil, quatro são sertanejo. No Spotify, a proporção é um pouco menor: de 10, dois são sertanejo.
Com uma base sólida e sem concorrentes à altura, parece impossível imaginar um futuro em que o sertanejo não seja a música pop brasileira. Goste-se ou não.
Por: Samantha Rocha - Estagiária de Jornalismo!