Em todo o mundo empresas investem milhões por ano em contratações de executivos de alta performance.
Neste processo quase 90% das contratações no exterior atualmente são feitas em conjunto com o Psicologo procurando analisar competências e habilidades principalmente referentes a forma de se comunicar e liderar.
A habilidade em se comunicar está no topo da lista de tarefas que são estabelecidas mundialmente para desenvolvimento contínuo dos colaboradores.
Para dar um exemplo, hoje todas as empresas do grupo WDS S/A, dentre elas a casa sertaneja Woods e Radio Woods, investem neste serviço que inclui seleção de pessoas, avaliação de desempenho e encontros semanais de Coaching com os todos os gestores.
A finalidade desse trabalho está nas alterações que os indivíduos fazem em busca de seu desenvolvimento e crescimento profissional para experimentar impactos significativos através da reflexão e discussão dos desafios que enfrentam no trabalho.
"O Coaching em geral é sobre ajudar as pessoas a olharem em frente para onde eles querem estar e ajudar- los então a percorrer este caminho", diz Debra Robinson, PhD, ex-presidente da APA (Society of Consulting Psicologia)
Empresas criativas e inovadoras em sua maioria possuem muitos talentos precoces ou até imaturos que precisam fazer suas habilidades se tornarem cada dia melhor. Quando a empresa tem o trabalho de um profissional experiente tanto em mudança de comportamento quanto em cultura de negócios, conseguirá eficazmente através de técnicas pontuais fazer parte da engrenagem de processos internos e alavancar resultados.
Experimentar esse investimento ainda é algo precoce para a cultura de pequenas e médias empresas no Brasil. Porém esta barreira já tem se quebrado e já começamos a discutir a eficiência fantástica dos resultados deste trabalho.
Portanto um profissional de Coach executivo, muitas vezes, trabalha com diversas questões, incluindo como se tornar um líder melhor, tomadas de decisões estratégicas, e desenvolvimento de relacionamentos importantes.