A Uber está começando a dar contornos reais para sua ideia de criar um sistema de transporte com carros voadores. E o passo mais recente da empresa foi a contratação de um engenheiro da NASA, Mark Moore.
Moore trabalhou na agência espacial como engenheiro aeronáutico avançado e é um dos pioneiros no estudo sobre aeronaves de decolagem e aterrissagem verticais - principalmente projetadas para voos curtos e uso urbano. Agora, ele será o novo Diretor de Engenharia da Uber Elevate, que é o braço da companhia criado para explorar a chamada "aviação on demand".
O projeto quer criar uma rede de pequenos veículos que possam decolar e pousar verticalmente, sejam alimentados por fontes elétricas e tenham autonomia entre 100 km e 200 km por carga. Mais que isso, eles devem ser autônomos - sem pilotos.
As metas são todas de longo prazo, mas a empresa está de olho na concorrência - Google e Airbus têm projetos semelhantes. Graças a isso, é possível que protótipos de aeronaves do tipo comecem a surgir ainda neste ano.