Se hoje a música sertaneja vive uma “invasão feminina”, com o surgimento de novas cantoras a todo momento, há pelo menos dez anos um nome se mantém firme entre as artistas de sucesso que conseguiram um espaço no gênero, que sempre foi predominantemente masculino.
Paula Fernandes, 31 anos, é prova viva de que as mulheres também podem ter seu lugar no mundo da moda de viola. Com um talento e beleza que se completam, ela se prepara para o pontapé inicial de mais um projeto dia 30 de setembro, com o lançamento do DVD “Amanhecer – Ao Vivo”. Em entrevista exclusiva para a Rádio Moda Sertanejo, Paula falou sobre o momento de sua carreira. Confira:
RÁDIO MODA SERTANEJO – Atualmente o sertanejo vê uma “invasão feminina”, com cantoras como Maiara e Maraísa, Marília Mendonça, Paula Mattos, Naiara Azevedo, Simone e Simaria, entre outras, com algumas das músicas mais tocadas nas rádios. Como você vê esse crescimento das mulheres no sertanejo?
PAULA FERNANDES – Nós mulheres estamos conquistando o nosso espaço dentro de um gênero que sempre foi predominantemente masculino e isso é um reflexo do momento que vivemos. As mulheres, de maneira geral, com o passar do tempo têm conquistado, cada vez mais espaços em diferentes áreas e, falando do meio sertanejo, me orgulho muito em estar entre elas.
RÁDIO MODA SERTANEJO – Você se sente de alguma forma responsável por inspirar tantas mulheres a se aventurarem no sertanejo, um ambiente até pouco tempo atrás dominado apenas por homens?
PAULA FERNANDES – Acho que ter esta “responsabilidade” é um peso muito grande. Mas, gosto de pensar que, junto com algumas outras cantoras, abri um espaço para essa geração sertaneja feminina mais recente, que representa tão lindamente o nosso trabalho. Estamos conquistando o nosso espaço e as mulheres estarem, neste momento, em maior número do que estamos acostumados a ver me enche de alegria, acho que reflete um momento social também, em que as mulheres estão conquistando, cada vez mais espaços, inclusive nas suas profissões.
RÁDIO MODA SERTANEJO – Apesar de ter conquistado seu espaço e fãs no mercado, como todo artista, é natural que precise sempre se reinventar. Qual a principal dificuldade e como fazer isso da melhor maneira?
PAULA FERNANDES – Nós temos sempre que estar de olho nos movimentos do mercado. É importante estarmos também atentos sempre àquilo que os nossos fãs querem. Sempre fico atenta aos pedidos deles e às movimentações do mercado como um todo para organizar um novo projeto, seja uma turnê ou um álbum.
RÁDIO MODA SERTANEJO – Recentemente sua turnê em Portugal, em agosto, reuniu mais de 30 mil pessoas. Como foi esta experiência? Com sua bagagem internacional, onde falta ou sonha se apresentar ainda (no exterior)?
PAULA FERNANDES – Foi incrível, estar em um lugar tão longe de casa e me sentir tão acolhida é uma sensação única! O mundo é tão grande e eu ainda quero levar minha música para tantos lugares que é impossível enumerar aqui alguns!
RÁDIO MODA SERTANEJO – Atualmente seu foco é explorar a turnê ‘Amanhecer’. Mas já tem outros projetos em mente? Algum novo CD ou DVD ainda este ano?
PAULA FERNANDES – Chega às lojas de todo o Brasil, com distribuição da Universal Music, no dia 30 de setembro, meu novo DVD, “Amanhecer – Ao Vivo”, com participações de Sandy e Pablo Lopez, estou muito animada para este lançamento!