Você gosta de sertanejo universitário? – Crédito da Imagem: http://www.academiasfp.com.brUm dos estilos musicais que mais predomina as listas de mais pedidas das rádios brasileiras atualmente é o Sertanejo Universitário. Embora muitas pessoas gostem das músicas e dos artistas, ainda pairam algumas dúvidas sobre o que diferencia essa modalidade do sertanejo raiz e do sertanejo romântico e por que ele é chamado de universitário. Tire essas dúvidas agora mesmo e ainda saiba mais sobre os principais artistas desse segmento.
Sertanejo Universitário – Terceiro Segmento da Música Sertaneja
A música sertaneja pode ser dividida em três segmentos: sertanejo raiz (das modas de viola e considerado o estilo que deu origem aos demais); sertanejo romântico brega (que se tornou sucesso nas décadas de 1980 e 1990) e o sertanejo universitário. Esse estilo que deriva dos dois primeiros nasceu na cidade de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul.
Características do Sertanejo Universitário
As músicas de Sertanejo Universitário têm letras mais simples e que, geralmente, falam sobre baladas e viver aventuras amorosas, sem foco no romance, como o estilo que consagrou Chitãozinho e Xororó nos anos 1990, por exemplo. Uma das diferenças mais marcantes dessa variação da música sertaneja para os seus outros ramos é que os violões e acordeões deram lugar para guitarras elétricas e sintetizadores.
Por Que Universitário?
Como boa parte dos cantores desse estilo são jovens e cantam sobre temas jovens foi atribuído o nome universitário para essa modalidade. Tem ainda o fato de que grande parte do público que ouve essas canções está na universidade. Dentre os artistas do gênero estão muitos ex-estudantes universitários.
Como Nasceu o Sertanejo Universitário?
Apesar do estilo ser reconhecido oficialmente somente agora, devemos voltar ao começo desse século para conhecer sua origem. Nessa época, a dupla João Bosco & Vinicius começou a se apresentar em bares de Campo Grande, em que o público principal era o de universitários. O sertanejo começava a se tornar um estilo musical dos estudantes em seus momentos de descontração dos estudos.
Em paralelo havia Jorge & Mateus tocando nos bares do interior de Goiás, também para universitários. O sucesso desse gênero musical se deve e muito à criação de novas universidades na região Centro-Oeste do Brasil. Algo curioso é que, com a migração de estudantes formados nessas universidades para trabalhar no eixo Rio-São Paulo, logo a música sertaneja invadiu as playlists das classes mais abastadas. Um fenômeno incrível em que há a junção da música que, até então, era caipira com o estilo de vida dos grandes centros urbanos.
A Criação da Identidade do Sertanejo Universitário
O movimento iniciado na década de 1990 por alguns artistas que começaram a levar a música sertaneja para os universitários resultou na criação de uma nova identidade para esse estilo musical. Aos poucos, as violas foram dando espaço para as guitarras, baixos, baterias e outros instrumentos tão comumente associados com o rock.
Além disso, os jovens que começaram a produzir as suas próprias músicas no ambiente universitário queriam cantar sobre a sua realidade, que não estava mais ligada ao campo ou ao amor. As letras foram adquirindo características mais modernas e, depois de algum tempo, o estilo adquiriu contornos próprios, deixando de ser uma mera variação do sertanejo raiz para se tornar um gênero musical por si só, o Sertanejo Universitário.
Quem São os Principais Artistas do Sertanejo Universitário?
João Bosco & Vinicius: Uma das duplas precursoras que ajudou a estabelecer as principais características do estilo.
Jorge & Mateus: Também são vistos como pioneiros nessa nova roupagem da música sertaneja, algo interessante é que essa dupla ainda conserva o romantismo em suas letras.
Maria Cecília & Rodolfo: A dupla se conheceu enquanto os dois eram estudantes universitários do curso de Zootecnia, em 2008, e logo começaram a se apresentar juntos. O que parecia apenas diversão logo se tornou algo mais sério e os dois alcançaram o estrelato.
Fernando & Sorocaba: Dois dos nomes mais poderosos do Sertanejo Universitário, a dupla, além de cantar é conhecida por ter um escritório que já ajudou a construir carreiras de sucesso como a de Luan Santana.
Luan Santana: Além de cantor, Luan é compositor e um dos artistas jovens mais bem-sucedidos do país. Intercala músicas românticas com músicas mais animadas.
Gusttavo Lima: Um dos artistas do estilo Sertanejo Universitário que mais se reinventou nos últimos anos. No começo, Gusttavo cantava sobre festas e aventuras amorosas, atualmente, numa fase mais romântica e canta sobre o amor também.
João Neto & Frederico: Algumas canções dessa dupla têm algo do estilo de sertanejo que se sagrou na década de 1990, que é a versão mais romântica, porém, muitos dos seus hits têm a energia e a animação do Sertanejo Universitário.
Israel Novaes: O cantor, que era estudante universitário de Direito, viu sua vida mudar ao fazer um dueto com Gusttavo Lima na música “Vem ni mim Dodge Ram” e hoje é uma das grandes promessas do gênero.
Munhoz & Mariano: A dupla que começou sua trajetória no quadro “Garagem do Faustão” se consagrou com canções divertidas e cheias de malícia.
http://maringa.odiario.com/cultura/2018/06/a-forca-do-sertanejo-universitario/2501174/