Fomos à fundo na pesquisa para saber como surgiu o sertanejo universitário. No entanto, as histórias divergem sobre o surgimento do termo sertanejo universitário.
A música sertaneja nas universidades
Dezenas de de estudantes começaram a sair do interior rumo às principais capitais do Brasil para estudar. O fenômeno começou logo após a invasão rural nas capitais aconteceu no início dos anos 2000.
Na grande maioria, filhos de fazendeiros e agrônomos que traziam a cultura rural para a capital. Do mesmo modo que chegavam para estudar, aos poucos, conquistavam sua turma com o gênero sertanejo.
No entanto, foi neste período que começavam a lotar as poucas casas sertanejas disponíveis na época, consideradas como guetos sertanejos. Os lugares atraíam a curiosidade do publico que não estava acostumado a ver tanta gente de botas e chapéus na fila de uma balada.
Surgimento das comitivas
Igualmente, na mesma época, as turmas começavam a se juntar e formar comitivas bem diferente daquelas que acompanhavam as boiadas.
Portanto, as comitivas tinham como objetivo de sair junto, beber e se divertir ao som dos artistas sertanejos, alguns até amadores arranhando algumas notas no violão. Diversas comitivas se destacavam pelos nomes engraçados como Os Bartira (O que nós ganha Os Bar Tira), The Poker Face (Os Caras de Pau), Os Pangaré, Os Car Boy entre outros.
A primeira dupla de sertanejo universitário
Mas foi em meados dos anos 2000, João Bosco começou a cursar Odontologia e Vinícius ingressou na faculdade para fazer Fisioterapia, ambos em Campo Grande – MS. Foi desta forma que surgiu a dupla João Bosco e Vinícius.
O público passou a ser composto basicamente de universitários, iniciando a renovação do gênero no Brasil: o “Sertanejo Universitário”.
A partir daí, a febre e o sucesso da dupla João Bosco e Vinícius logo ultrapassou fronteiras e várias gravações piratas das músicas passavam de mão em mão nas principais baladas sertanejas na época.
Comenta-se, inclusive, que uma vez a dupla estava indo para uma pescaria quando se surpreendeu com um carro tocando a música “Magia e Mistério”, o primeiro hit de João Bosco e Vinícius.
O primeiro sucesso consolidado
No rodeio de Barretos de 2005, outra música de uma dupla ainda desconhecida do grande público estourou e virou febre. Foi a música “Leilão” dos mineiros César Menotti e Fabiano. A música foi uma regravação da banda Calcinha Preta e logo ficou conhecida nacionalmente na versão sertaneja.
João Bosco e Vinícius e César Menotti e Fabiano, foram os principais artistas responsáveis pela consolidação do rótulo sertanejo universitário. Atualmente o estilo está passando por uma nova fase, com o surgimento de novos estilos de arranjo para as canções.