Em uma parceria inédita, Tribo da Periferia e Marília Mendonça se uniram para o lançamento de 'Conspiração". A música faz parte do álbum '5º Último' do duo de rap de Brasília que tem em seu DNA, a busca de novos desafios. "Sempre gostei do experimental. E como temos uma grande admiração pela Marília, gravar com ela se tornou um sonho! Mandei a música e ela super aceitou!", conta Duckjay, que assina a composição e produção musical da faixa.
"A música fala sobre a amizade e cumplicidade entre o homem e mulher, que quando se unem, a vida se torna uma festa! A intenção é elevar a autoestima e divertir ao mesmo tempo!", completa.
A vontade de gravar com Marília vem desde 2015, quando a dupla Henrique e Juliano convidou o Tribo da Periferia para ser a atração surpresa do aniversário da cantora, grande admiradora do trabalho dos brasilienses. E o rap com o sertanejo, deu match!
"Hoje em dia, todos os estilos musicais combinam muito bem, mas o rap do Tribo e o sertanejo têm uma sintonia em comum e isso foi posto em prática nessa mistura musical que abrange um pouco de cada estilo", explica Duckjay.
Os números do Tribo da Periferia impressionam. São quase cinco milhões de inscritos no canal oficial do YouTube e mais de um bilhão de visualizações na plataforma. O último lançamento, "Nossos Planos", já ultrapassou a marca de 17 milhões de visualizações. Do álbum mais recente, "Nem Foi Combinado", "Doce Alma" e "Imprevisível" têm mais de 53, 56 e 228 milhões de views, respectivamente e, "Insônia" (3º Último) e "Alma de Pipa" (4º Último) já passaram dos 100 milhões de views cada. No spotify os artistas somam 6 milhões de ouvintes, mais de 950 mil ouvintes mensais e 1.2 milhões de seguidores.
SOBRE TRIBO DA PERIFERIA
Instagram - https://www.instagram.com/tribodaperiferia/
Tribo da Periferia é um grupo de rap e hip hop brasiliense que nasceu nas raízes do Distrito Federal em 1998, após o garoto Luiz Fernando Correia da Silva escrever a primeira letra musical de repercussão. Seguindo a tendência dos anos 1990, onde os rappers brasileiros tinham todos nomes em inglês (Mano Brown, Ice Blue, KL Jay) e tendo como inspiração o grupo Duckjam e Nação Hip Hop, Luiz Fernando assumiu o nome artístico de Duckjay.
A formação original do Tribo da Periferia contava com Duckjay e os ex-integrantes Mano Marley e Alisson, que ficaram até o ano 2000. DJ Bola Tribo também teve uma trajetória pelo grupo permanecendo entre 2003 e 2015.
A partir de 2016 o Tribo da Periferia passou a ser formado por Duckjay (que além de cantor é compositor e produtor musical) e Look, nome que Nelcivando Lustosa Rodrigues escolheu para seguir com ele a estrada da música. Os amigos se conheceram em 1998 e a grande sintonia entre os dois foi essencial para que a parceria desse certo.
Em uma época em que o rap sofria discriminação expressiva, até da própria periferia, o Tribo da Periferia tinha que conquistar os fãs no corpo a corpo. Não existia internet, por isso, os músicos dependiam muito das rádios e Djs para tocar as músicas nas festas. Havia dificuldades para se ter acesso a um estúdio, eles não eram vinculados a uma grande gravadora e a situação financeira dos integrantes também era um problema.
Mesmo com todas as dificuldades, em 2002, o Tribo lançou o primeiro álbum: "Verdadeiro Brasileiro". Com 12 músicas e poucos recursos, o trabalho de estreia do grupo atingiu fama regional com letras que falavam sobre amor, fé, coragem, futuro, sonhos e representatividade temática. Em 2003, com o single "Carro de Malandro", o Tribo teve o primeiro sucesso nacional. A faixa entrou no álbum "Tudo Nosso" de 2005. Em 2008 Duckjay foi indicado ao prêmio Hutiz como melhor produtor musical do Brasil.
A partir de 2011 o Tribo da Periferia passou a intitular seus álbuns como "1º Último", lançado no mesmo ano, "2º Último", de 2013, "3º Último", de 2014, "4º Último" de 2016 e "5º Último", trabalho atual que possui 8 faixas lançadas. Em 2016 o Tribo ganhou o prêmio Palco Mp3 como o artista mais acessado na categoria Rap/Hip Hop. No mesmo ano o grupo foi convidado para cantar no show de Marília Mendonça no Festeja Goiânia. No palco da capital do sertanejo, Duckjay e Look viram uma multidão cantando com eles.
Já com o mercado musical totalmente diferente devido à revolução digital, o canal oficial do grupo no YouTube, criado em 2014, ganhava cada vez mais inscritos. Com o surgimento de diferentes plataformas, os artistas passaram a não ser mais reféns da situação financeira e compartilhar novas músicas e projetos tornou-se acessível para todos.
O Tribo da Periferia, que se destaca pela inovação e criatividade em suas composições, utiliza essas mesmas características em seus videoclipes. Este é um dos motivos do canal no YouTube ser um sucesso.
Agenciados pela Kamika-Z Produtora e com apresentações por todo território nacional, Duckjay e Look arrastam multidões por onde passam. Hoje, com mais de vinte anos de estrada, o Tribo da Periferia é considerado um dos grandes nomes do cenário do rap e hip hop brasileiro.