Ouvir um dos maiores nomes da música brasileira em todos os tempos como Renato Teixeira não é só ouvir e conversar, mas também apreciar tudo que o mestre tem a nos ensinar. Ah! que bom seria se os mais novos tivessem a noção exata de quem é Renato Teixeira dentro da música.
Ele não é daqueles artistas grandes, ele é simplesmente “gigante”, muito maior até que seu grande sucesso #Romaria, uma canção cantada na voz de muitos, mas eternizada na voz de #ElisRegina como se a música fosse uma forma de apropriação da identidade de uma das maiores vozes femininas em todos os tempos.
Eu realmente estou transbordando alegria porque não foi a minha primeira vez que tivemos a oportunidade de conversar com com esse gênio da musica, querendo até por muitas vezes que o tempo fosse congelado naquele momento e sim uma segunda oportunidade de aprender e sonhar com tudo que a música nos proporciona culturalmente.
Representando a #TVSertanejomodasertanejo e o #RádioModaSertanejo consegui me expressar da forma mais sincera com o proessor, eu tinha apenas uma pergunta e se eu fosse inteligente poderia envolver esse momento em duas oportunidades de perguntas (correndo até o risco de ser bloqueado pela assessoria naquele momento), e fui agraciado pelo meu esforço com uma segunda pergunta em forma de depoimento, e Renato Teixeira me respondeu ao comentário que fiz “Nos conte com a sua relação pessoal com Elis Regina”, e ele me respondeu com quase 10 minutos da sua sabedoria entre as duas perguntas, e que não foi uma resposta, mas foi uma aula, reparem que para encerrar eu ainda brinquei , e aí o mestre de novo me demonstrou a riqueza que eu estava vivendo naquele momento, com o #ouro da música brasileira seja qualquer o segmento (o vídeo está abaixo).
Autor do clássico Romaria, originalmente gravado por Elis Regina,eis que Renato Teixeira é o autêntico representante da música caipira e raiz. Ele já teve projetos e parcerias com Sérgio Reis, Almir Sater, Pena Branca e Xavantinho, Pe. Alessandro Campos, e até uma composição com o cantor Victor Chaves, mas serei sincero esses artistas por maiores que sejam ainda não chegam aos pés dos artistas que Renato conviveu no passado como Elis Regina, Luiz Gonzaga, Pena Branca e Xavantinho, Tonico e Tinoco, Tião Carreiro e Pardinho e tantos outros.
Com longos anos de carreira, Renato veio de um momento que o sertanejo estava em baixa, diferente do que vivemos hoje. Ele classifica como ‘Cultura agro’, mostrando o quanto o mercado rural é importante, responsável por 40% do PIB nacional. As duplas movimentam fortunas na cultura do agronegócio.
Renato Teixeira também nos contou sobre seu novo single ” Humanos São Todos Iguais “, composição feita por Renato no período de isolamento e que curiosamente seu amigo, o Pe. Zezinho teve um dedinho de responsabilidade na conclusão da música:
“Liguei pra ele pra saber como estava, ele me respondeu que bem e aproveitando pra terminar tudo que estava por fazer. Me indicou que fizesse o mesmo, fui e conclui a música’, diverte-se. A canção conta a liturgia da aparição, passa essa mensagem de afago de ‘mãe’ que tem nos feito falta nesse período; vale lembrar que depois de Romaria ele não tinha feito outra composição religiosa.”
Outra novidade que ficamos sabendo durante o bate-papo foi o convite de Mauricio de Souza para que Renato Teixeira fizesse a música do próximo filme produzido por seu escritório: ” Ele me ligou, disse que fará o filme do Chico Bento e me perguntou se eu poderia fazer a música… Estou aguardando “, contou e outro ponto de destaque que Renato Teixeira soltou foi a vontade de gravar algo com Zé Neto e Cristiano, que a dupla logo em seguida aceitou prontamente, e agora vem música desses artistas juntos com a benção do nosso #ReZenhaMusical? É aguardar e esperar.