Paixão nacional! São milhares de fanáticos que sabem na ponta da língua as canções sertanejas – independente do viés das letras. Cantam, vibram, choram, mandam mensagem para ex, lotavam estádios (antes da quarentena) e agora entram numa live uma semana antes de começar para “garantir lugar”.
Quando ainda podiam ver de perto seus ídolos, os brasileiros gastavam entre 100 e 2000 reais e participavam de 3 a 50 shows por ano. A informação é do levantamento realizado pela Hibou, empresa de pesquisa e monitoramento de mercado, deste ano.
Após o isolamento social decretado, os shows deram lugar às lives, e graças aos sertanejos, as lives brasileiras já se tornaram referência mundial, ultrapassando número de acessos de nomes como Beyoncé e Andrea Bocelli. Gustavo Lima, por exemplo, mobilizou mais de 58,5 milhões de visualizações.
De acordo com a pesquisa, que obteve mais de 3.400 respostas, realizada em Janeiro deste ano, (98% de significância e 1,83% de margem de erro), o público majoritário fiel ao sertanejo são as mulheres com 62% contra 38% do público masculino. A maioria tem entre 25 e 34 anos (37%), em segundo lugar vem os de 35 a 44 anos (23%) e em terceiro, jovens de 18 a 24 anos (21%). Ou seja, a faixa principal de idade que ouve sertanejo – e está lotando as lives – tem de 18 a 44 anos.
Classe média, relacionamentos e sofrência
52% dos fanáticos por sertanejo estão
em relacionamento amoroso. Destes, 35% são casados e 17% em união estável. Os solteiros representam 40%, 7% divorciados e 1% viúvos. Ou seja, 48% estão na sofrência mesmo.
50% do público sertanejo tem renda entre 3 e 10 mil reais. 33% ganha até 3 mil reais – nada mal ter lives gratuitas na sala de casa toda semana para essa parcela de fãs.
Match com as canções
Do que os brasileiros mais gostam nas músicas? 48,1% gostam das letras. Já a outra metade dos entrevistados, 47,3% preferem a melodia. Enquanto isso, 27,4% dos entrevistados se sentem a própria canção sertaneja – como se descrevessem a vida.
Os queridinhos
O estilo universitário é o grande queridinho dos brasileiros com 60,1% da preferência. Já para 46,9% o sertanejo romântico é o predileto. E ainda há os 32,8% adeptos ao sertanejo raiz (caipira).
Entre duplas e cantores solo, Marília Mendonça lidera o favoritismo com 18%, seguido de Jorge e Mateus 14% e Chitãozinho e Xororó e Gusttavo Lima com 12% da preferência.
O favoritismo somente entre cantores continua com a Marília Mendonça, com 24%, Gusttavo Lima sobe para o segundo lugar na preferência entre cantores com 17% e Luan Santana 11%.
Quando perguntados somente sobre as duplas favoritas, estão nos três primeiros lugares: Jorge e Mateus 16%, Henrique e Juliano 12%, Maiara e Maraisa 12%.
Evidências quebra a internet
Não à toa quando Sandy & Junior foram cantar Evidências a live caiu. Para 21% dos brasileiros, essa é a música sertaneja preferida e mais inspiradora. “É o amor” de Zezé di Camargo e Luciano fica em 5o lugar.
40,55% dos brasileiros escutam sertanejo porque gostam da música e não pelo artista. Então pode-se esperar muito sucesso em todos os shows online do gênero.
Internet como fonte de notícias do sertanejo
O brasileiro do sertanejo já é acostumado a seguir os ídolos na internet. 51,67% acompanha as novidades de seus artistas favoritos pelo facebook, 48,63% pelo instagram e 21,74% pelo Youtube. Não à toa é o maior público de lives do mundo.
Em casa