O ano de 2022 foi bem movimentado no mundo musical, sobretudo no sertanejo. Polêmica de CPI, turnês internacionais, lançamentos de projetos que reuniram multidões de pessoas, fim de dupla, fofocas, política, entre outros assuntos, marcaram essa temporada de 365 dias.
O portal Festanejo reuniu os principais acontecimentos durante o ano, relacionados aos artistas sertanejos.
Vamos relembrar?
CPI do Sertanejo
Uma das maiores polêmicas envolvendo o gênero sertanejo foi a Comissão Parlamentar de Inquérito instaurada para averiguar alto valor de cachê dos artistas contratados por Prefeituras de diversas cidades que promoveram shows, festivais ou festas. O Embaixador Gusttavo Lima foi um dos artistas mais citados, por cobrar em algumas apresentações cachê que passavam do valor de R$ 1 milhão. Durante as investigações, vários shows foram cancelados.
Turnês internacionais
O cantor sertanejo Murilo Huff esgotou os ingressos de sua primeira turnê internacional pelos Estados Unidos. O artista passou por Orlando na Flórida, Newark em Nova Jersey e Revere em Massachusetts, entre os dias 1 e 3 de abril.
Comemorando 50 anos de carreira, Chitãozinho & Xororó passaram pelos EUA, no mês de setembro, fazendo shows pelas cidades de Nova Yorque, Boston, Miami e Las Vegas, além de Toronto, no Canadá.
Donos de uma linda trajetória na música sertaneja, Matogrosso e Mathias desembarcaram no mês de outubro nos Estados Unidos para mais uma turnê internacional. Na ocasião, eles se apresentaram em sete estados.
Em novembro, Henrique e Juliano realizaram a gravação projeto TO BE na Times Square, em Nova York. Os irmãos tocantinenses reuniram milhares de pessoas no coração de Manhattan.
Fim da dupla Simone & Simaria
Depois de uma fase bastante conturbada, onde a relação das irmãs ficou abalada, Simone & Simaria comunicou que a dupla chegou ao fim, por meio de um comunicado no dia 18 de agosto.
“Em respeito aos fãs, amigos e parceiros, Simone e Simaria comunicam oficialmente que as atividades da dupla estão encerradas. As artistas seguem, a partir daqui, em carreira solo. Reiteramos que todos os compromissos de shows já contratados até a presente data serão pontualmente cumpridos por Simone. As artistas agradecem a todos pela compreensão e esclarecem que essa pausa se fez necessária para a definição dos próximos passos de suas carreiras“, dizia o anúncio.
Posição Política
O posicionamento político de alguns artistas sertanejos a favor do presidente Jair Bolsonaro nas últimas eleições deu o que falar. Entre os apoiadores estavam cantores como Leonardo; Fernando Zor, da dupla Fernando & Sorocaba; Sérgio Reis; Gusttavo Lima; Marrone, da dupla com Bruno; Chitãozinho, irmão e dupla de Xororó; Zezé Di Camargo; Sula Miranda, entre outros.
Tal posicionamento gerou constrangimentos entre algumas famílias, como, por exemplo, uma briga entre o cantor sertanejo Leonardo e seu filho caçula João Guilherme que, na época, chegou a criticar o pai nas redes sociais: “Peço desculpas pela falta de educação e de sensibilidade do meu pai. Eu amo ele, por isso peço perdão”. O cantor Junior Lima também mostrou seu descontentamento com os parentes e disse que “toda família tem o tiozão do zap”, se referindo ao tio, o Chitãozinho.
Marília Mendonça
A eterna Rainha da Sofrência é, sem sombra de dúvida, o grande destaque de 2022. A cantora, que morreu em novembro de 2021, foi a mais ouvida nas principais plataformas digitais nos últimos 12 meses. Além disso, o projeto póstumo da artista é sucesso absoluto. O Vol.1 do EP “Decretos Reais” atingiu mais de 500 mil streams no Spotify em apenas uma hora após o lançamento. E no dia 9 de dezembro, a produção da cantora deu de presente aos fãs o EP “Decretos Reais, Vol.2” com seis faixas.
O feat com a dupla Guilherme & Santiago foi a última gravação da cantora antes do acidente. Bastante aguardada pelos fãs, a parceria que leva o título de “Se Ele Soubesse” será lançada em 13 de janeiro de 2023, segundo a assessoria de Guilherme e Santiago.